marcelo martins

Ao optar por voo solo, PTB anuncia saída de Frente Ampla de PDT e PSB

18.386

Parceiro de primeira hora do PDT, o PTB não compõe mais a Frente Ampla Democrática e Trabalhista, que terá a dobradinha Marcelo Bisogno (PDT) e Fabiano Pereira (PSB) ou vice-versa à prefeitura de Santa Maria. Ainda em 2019, quando o PDT deu início a uma caminhada, até então, solitária ao mirar o pleito de 2020, o PTB foi o primeiro a se somar ao brizolista Marcelo Bisogno.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Porém, no transcorrer da caminhada, outros partidos se somaram e a frente foi ficando encorpada. E, mais tarde, ganhou robustez e músculo com a chegada de Fabiano Pereira, o principal nome do PSB no município. 

Mas, o primeiro semestre não tem sido generoso com a Frente Ampla, que, até aqui, já contabiliza a saída de dois aliados: o Avante (anunciou o desembarque em maio) e, agora, o PTB. O primeiro está com a Frente Abraça Santa Maria que terá a dobradinha Sergio Cechin (Progressistas) e Francisco Harrisson (MDB) ao Executivo municipal. Já o segundo acena com pré-candidatura própria à prefeitura.

O presidente do PTB local, Jair Binotto, disse à coluna que hoje será formalizado o comunicado oficial de desembarque do partido da Frente Ampla. Binotto explica que não se trata de "buscar culpados ou de divergências". Ele fala que "é chegado o momento" de o PTB "buscar protagonismo próprio", uma vez que é um partido com 2 mil filiados e, que, até então, tinha dois vereadores no Legislativo: Ovidio Mayer e Deili Silva (que saiu do PTB e foi para o PSD).

- Temos condições, sim, de ter pré-candidatura própria. Essa é a ideia. Nos últimos pleitos, temos sido tratados como um partido pequeno, à margem das decisões. E não podemos concordar com isso. O PTB tem um vice-governador (Ranolfo Vieria Junior), deputados e estamos presentes na Câmara de Vereadores. É verdade que, lá atrás, construímos essa frente com o PDT. Mas tudo mudou, de um ano para outro, e temos ainda a exigência das lideranças estaduais que nos cobram da necessidade de sermos protagonistas. Não há culpa de ninguém na nossa saída. Mas avaliamos que é chegado o momento de sermos protagonistas - diz Binotto. 

SONDAGEM
Com a saída do PTB da Frente Ampla, o assédio de demais partidos já começou. A Frente Abraça Santa Maria de Cechin vem acompanhando esse afastamento dos petebistas e já formalizou um convite de ingresso ao time de Cechin e Harrisson. 

Binotto conta que o PSDB de Jorge Pozzobom já o buscou também. Porém, neste momento, o objetivo é ter nome próprio à prefeitura. Em caso de isso não prosperar, a tendência é que se busque de novo coligar, adianta. 

"NÃO HÁ ENCOLHIMENTO", DIZ BISOGNO
Marcelo Bisogno, que concorrerá ao lado de Fabiano Pereira à prefeitura, ainda que não se saiba quem será a cabeça de chapa, não vê um encolhimento da Frente Ampla com a saída do PTB. Segundo ele, o desembarque dos petebistas observa um desejo dos petebistas de buscarem alçar voos maiores. 

Bisogno destacou que a proximidade do PTB com a Frente Ampla foi dada, ainda no ano passado, por meio de uma costura de Bisogno com o presidente do PTB gaúcho, Luis Carlos Busatto, que também é prefeito de Canoas:   

- A Frente Ampla está em um bom momento com a adesão de vários segmentos que entendem que a nossa proposta é para as pessoas, e não para lotear a máquina pública. Nosso projeto é pelas pessoas que se cansaram de ver candidaturas com uma dezena de partidos juntos, e, que, ao fim, só querem cargos. O PTB nos procurou, ano passado, e manifestou desejo de estar conosco. Agora, se isso acontecerá (a saída), é legítimo, se eles, de fato, irão ter candidatura própria. 

A fala de Bisogno é endossada por Fabiano Pereira (PSB) que diz que o PTB "tem total legitimidade de querer concorrer à prefeitura". Fabiano, inclusive, adianta que, nos próximos dias, deve ser anunciada a chegada de novos partidos à frente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DEM quer ser protagonista à corrida eleitoral de Santa Maria Anterior

DEM quer ser protagonista à corrida eleitoral de Santa Maria

Frente ao avanço da pandemia, médica pede que prefeitura 'puxe o freio' Próximo

Frente ao avanço da pandemia, médica pede que prefeitura 'puxe o freio'

Marcelo Martins